Workshop “Tramas da Maturidade Feminina”: transformações por que passam as mulheres contemporâneas a caminho da maturidade

31/07/2024

Psicanalistas Fernanda Cruz, Juliana Calazans e Roseane Patriota, da Tear de Significantes, promovem no dia 10 de agosto a 1ª edição do workshop "Tramas da Maturidade Feminina". Realizado no auditório do Central Park Business, no Cocó, de forma presencial, o objetivo é conversar, de forma honesta e aprofundada, com especialistas de diversas áreas relacionadas à longevidade sobre o viver mais e melhor e as diversas transformações por que passam as mulheres contemporâneas ao longo do percurso do amadurecimento.

Do corpo às atitudes, dos relacionamentos ao trabalho, das perdas e dos ganhos de ter vivido até aqui e do que está por vir serão abordados nesse workshop, durante uma manhã de imersão em conteúdos direcionados ao universo da mulher madura. Entre os convidados, estão: Candida Lopes, Cristiana Carla Medeiros, Felipe Jataí e Rejane Fonseca, trazendo falas abrangentes e inspiradoras sobre tópicos cuidadosamente escolhidos.

O primeiro painel abordará o tema "Corpo e Longevidade". Redescobrir o corpo como morada e, portanto, inventar uma nova linguagem para descrevê-lo é o desafio esperado pelos longevos. Para mergulhar nesse tema tão necessário, o nutricionista Felipe Jataí, especialista em saúde da mulher e Ayurveda e referência no atendimento ao público feminino com abordagem integrativa se juntará a psicóloga Rejane Fonseca. Ela é especialista em gerontologia, psicoterapeuta de orientação junguiana e também uma mulher +50. Ambos abordarão o que é vanguarda em matéria de nutrição, vida saudável, mudanças e transformações da meia idade, além de orientar práticas de como manter o corpo e mente saudáveis nessa fase da vida, evidenciando a abordagem integrativa que equilibra corpo, mente e espiritualidade.

"Incidências da cultura" será o segundo tema no encontro. O talk show será com Cândida Lopes, designer, empreendedora no mundo da moda, comunicadora +50. Ela falará sobre como tecer uma trama virtuosa de saberes e vivências e como as ferramentas emocionais e intelectuais ajudam a lidar com os desafios do nosso tempo, a partir da proposição de que a maturidade pode trazer liberdade para escolhermos, sem culpa, o que queremos e como queremos viver, estabelecendo outra relação com o tempo e com uma nova reordenação subjetiva.

Em "Afetos da Vida Real", momento onde os "afetos", cápsulas protetoras a nos dar abrigo e fôlego para os novos projetos, serão os protagonistas. Afetos da vida real "não é sobre ter mais dias de vida, é sobre dar mais vida para os seus dias!" É com essa temática que a psicóloga, escritora e mestra em saúde da mulher e da criança, Cristiana Carla Medeiros, encerra o encontro. Há 30 anos, Cristiana trabalha com grupos psicoterápicos e desde 2023 tem se dedicado com maior ênfase a grupos terapêuticos para mulheres, no desejo que estes espaços de partilha contribuam para a reflexão e o fortalecimento do feminino que os constitui. Simbora ?

Serviço
Workshop "Tramas da maturidade feminina"
Local:
Auditório Central Park Business -
Endereço: Avenida Engenheiro Santana Júnior, 3000. Bairro Cocó.
Data: 10/8 (sábado)
Horário: 8h30 às 13 horas
Adesão: R$ 120,00
Contato: (81) 99973-2332
Instagram: @clinicateardesignificantes
Site: www.clinicateardesignificantes.com.br