Referência em desospitalização, CCC coleciona histórias de superação em seus três anos de funcionamento
A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), completou três anos de funcionamento nna última segunda-feira (24). Referência em desospitalização, o espaço vem colecionando histórias de superação, como a do paciente Juatan Pereira Negreiros, 52, que apenas movimentava a cabeça e o pescoço quando foi encaminhado para unidade.
"Se não fosse o trabalho deles, eu não estaria aqui", afirma Juatan, que é portador da doença de Pompe, condição rara que causa comprometimento neuromuscular progressivo. Por esse motivo, sempre lembra com emoção da primeira vez em que conseguiu ficar de pé durante a internação na CCC.
"Ela aqui me acompanhou na minha reabilitação, foi um verdadeiro anjo na minha vida", diz, ao mostrar a foto de uma das fisioterapeutas. Não por acaso, o lugar favorito de Juatan na Casa é a sala de reabilitação. "Neste local eu faço exercícios, o que me faz esquecer dos problemas e permite eu me conectar comigo. Estou melhorando a cada dia e só tenho a agradecer", afirma o ex-motorista de caminhão que é tratado pelo serviço de reabilitação da unidade da Sesa.
Juatan é apenas um dos mais de 1.400 pacientes assistidos pela Casa de Cuidados do Ceará. Inaugurado no ano de 2021, durante a pandemia de covid-19, o espaço nasceu para auxiliar na desospitalização de pacientes em recuperação e, assim, melhorar a disponibilização de leitos hospitalares. A CCC veio para oferecer cuidados de transição para pacientes sequelados ou cronicamente dependentes.
Atualmente, as principais demandas de atendimento da CCC são a desospitalização para reabilitação e cuidados de pacientes com doenças neurodegenerativas; pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou trauma. Outro foco do espaço é o cuidado paliativo para pacientes com doenças em estágio avançado que necessitem da assistência e de cuidados especiais da equipe multidisciplinar no momento da alta hospitalar.
"Tivemos diversas conquistas nesse período. Entre elas, podemos destacar o preenchimento do vácuo na reabilitação; o apoio para hospitais e UPAs; o espaço para cuidados paliativos humanizados; o desenvolvimento de projetos de Medicina Integrativa, com a implantação de projetos voltados para reabilitação, humanização, cuidados paliativos e educação em saúde", explica a diretora da CCC, Ursula Wille Campos.
O equipamento possui diversos projetos com foco na humanização de pacientes. Entre eles estão o "Pôr do sol", onde fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais levam pacientes para fazer exercícios ao ar livre no final da tarde; "Da casa ao mar", que permite que pacientes saiam dos leitos e aproveitem um banho de mar; "Sensações", que proporciona degustação de uma refeição saudável com valor sentimental de forma assistida pela equipe de saúde e cuidadores; e "Cine Pipoca", quando pacientes internados assistem a um filme em uma transmissão semelhante a uma experiência no cinema.
Programação de Aniversário
Considerando a trajetória de três anos e as conquistas alcançadas até este momento, a CCC vai celebrar o aniversário com uma programação especial por dois dias. No dia 24 de junho, foi realizado um café da manhã com tema junino, além de apresentação teatral de pacientes, palestra sobre transição de cuidados e apresentação de trabalhos científicos. Durante todo o dia, também houve coleta de doação de sangue, em parceria com o Hemoce.
No dia 27 de junho, a CCC promoverá o I Encontro Multidisciplinar de Doenças Neuromusculares da Casa de Cuidados do Ceará com seis palestras sobre temas distintos: "Histórico e Diagnóstico de DNM"; "Tratamento e perspectivas na assistência de DNM"; "Suporte Ventilatório na Desospitalização"; "Segmento do paciente no SAD e na CCC"; e "Apoio aos pacientes e familiares". A programação será aberta apenas para colaboradores e convidados. Simbora lá?