Recital dá início à programação natalina da Casa de Cuidados do Ceará

17/12/2024

Iniciando a programação de Natal, na noite da última quarta-feira (11), a Casa de Cuidados do Ceará (CCC), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) de transição hospitalar, recebeu seu primeiro recital coletivo. O evento foi promovido pelo Hotel Wirapuru, local onde fica localizada a CCC, em parceria com escolas e projetos musicais. O espetáculo foi dividido em apresentações de blocos para crianças, adolescentes e adultos.

O coral infantil Pequenas Vozes do Wirapuru iniciou a programação com músicas natalinas, encantando pacientes, cuidadores, funcionários e convidados. "Focamos em músicas que trouxessem uma mensagem bonita para esse período e promovessem conexão com a espiritualidade de cada um. O coral tem crianças de 7 a 12 anos e as músicas são escolhidas de acordo com o nível do grupo", explica o professor e regente do coral, Renato Gomes.

A diretora da CCC, Ursula Wille Campos, destacou na ocasião a importância da música no tratamento de pacientes em processo de reabilitação. "Há estudos que comprovam os benefícios da música para a saúde e por isso ela faz parte do tratamento humanizado que promovemos aos nossos pacientes".

Além do coral, houve apresentações infantis individuais ao som de piano e teclado. Além de músicas voltadas a esse público, algumas crianças tocaram clássicos de Beethoven, surpreendendo a todos os presentes, entre eles a cuidadora Regina Cândido Lima, 52. "Estou aqui na Casa há um mês acompanhando a minha mãe que tem 81 anos e se recupera de uma pneumonia. É a primeira vez que acompanho uma programação da Casa e achei impecável. O nível das crianças me chamou a atenção. Sou católica e algumas dessas músicas eu ouço na igreja e vi que as crianças e adolescentes estão bem-preparadas em relação ao timbre e entonação", elogia.

A cuidadora Fernanda Maria da Silva Costa, 51, também elogiou a iniciativa, principalmente pelo fato de não ser comum programação desse tipo na cidade onde ela mora. "Achei tudo muito bem-organizado e lindo. Eu moro no interior e foi a primeira vez que pude acompanhar um espetáculo natalino dessa proporção. Fiquei emocionada", relata.

Quem também viveu uma grande emoção foi a gerente da CCC, Ítala Oliveira. Na ocasião, ela tocou na flauta transversal a "Nona Sinfonia" de Beethoven, ao lado da filha caçula, Felícia Lôbo, que utilizou flauta doce. "Essa música foi a primeira que minha filha tocou e ela escolheu também tocar aqui nesse momento. Na infância eu gostava de tocar piano, mas na fase adulta me interessei pela flauta, o que também despertou o interesse dela", explica.

Ainda segundo a gestora, tocar ao lado da filha e no local de trabalho foi uma experiência gratificante. "Foi muito emocionante proporcionar esse momento para nossos pacientes e funcionários e mais especial ainda dividir o palco com minha filha mais nova e colher os frutos da nossa preparação".

Enquanto na apresentação das crianças e adolescentes os instrumentos que prevaleceram foram piano e teclado, nas apresentações dos adultos foram utilizados outros instrumentos como saxofone, flauta, baixo e violão, promovendo uma apresentação diversificada ao público presente. O encerramento foi realizado pela banda Pais e Filhos, seguido de agradecimentos dos professores de música.

Programação
A programação natalina do equipamento segue na próxima semana. No dia 18 de dezembro, no período da tarde, os pacientes da CCC farão uma apresentação natalina em formato de teatro. Já no dia 20, a equipe multidisciplinar irá promover mais uma edição do projeto "Sensações", que tem a proposta de proporcionar aos pacientes sensações de prazer, nostalgia e alegria através das memórias ocasionadas pelo paladar. A iniciativa é direcionada aos pacientes que estão em processo de reabilitação fonoaudiológica e nutricional, alimentando-se de forma oral ou por dieta mista.

Música faz parte da rotina de tratamento de pacientes
Além de apresentações musicais, a equipe da CCC integra a música no tratamento dos internados através do projeto "Letras e Sentimentos", lançado no início do ano, cujo objetivo é estimular a própria expressão dos sentimentos a partir da letra da música executada.

"A música ajuda a relaxar, estimula a criatividade, auxilia na insônia e alivia o estresse", justifica a terapeuta ocupacional Gardênia Leão. Além de escutar música, a equipe também dá a oportunidade de os pacientes soltarem a voz em atividades de karaokê promovidas em grupos de humanização.

"Ações do tipo colaboram com o tratamento e a evolução do paciente, pois, no caso do karaokê, por exemplo, a dinâmica aumenta a capacidade de respiração e o canto é utilizado como parte da reabilitação, melhorando o desenvolvimento da capacidade cognitiva e de concentração", acrescenta a terapeuta ocupacional.

Sobre a Casa de Cuidados do Ceará
A Casa de Cuidados do Ceará oferece reabilitação humanizada e multidisciplinar aos residentes do Estado em recuperação após alta hospitalar por diagnósticos diversos. O objetivo do equipamento acompanha uma tendência mundial para a desospitalização precoce a fim de evitar a lotação em unidades hospitalares de emergência e, assim, liberar leitos para pacientes em tratamento agudo. A diminuição do tempo de permanência no ambiente hospitalar reduz, ainda, chances de complicações e proporciona um tratamento mais adequado, respeitando protocolos de segurança.

O complexo, com 130 leitos, possui equipes multidisciplinares compostas por médicos(as), enfermeiros(as), fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos(as), terapeuta ocupacional, nutricionistas e psicólogos(as). Os profissionais seguem um Plano Terapêutico Individual com foco na qualidade de vida e na reintegração social dos usuários. Simbora ?