Paixão brasileira, a cerveja artesanal é a queridinha da vez
A qualidade dos ingredientes e os sabores inovadores tem feito com que muitos cervejeiros ou mesmo apreciadores da bebida fermentada façam suas escolhas pelas cervejas artesanais. E para quem é mais ousado, porque não preparar a sua própria cerveja? A procura por cursos de fabricação de cerveja tem crescido e levado não só homens, mas mulheres também, para aprender as técnicas disponíveis no mercado. E o aprendizado está aberto para iniciantes e experientes.
Segundo o sommelier de cervejas, cervejeiro caseiro e professor na Beer Planet, Júlio Costa, há três técnicas para se fazer uma cerveja artesanal: Biab, Bazooka e Fundo Falso. A diferença entre elas está na eficiência, no tempo de fabricação e na quantidade de equipamentos e custos envolvidos. Cada técnica possuí pontos positivos e negativos, por isso é importante levar em conta aquela que mais se adequa às suas necessidades e seu espaço em casa. Dominar a técnica é o ponto chave para o sucesso e qualidade da sua cerveja.
Primeiro sommelier de cervejas do Ceará, formado pela Doemens Academy, na Alemanha (2011), Júlio também é tecnólogo cervejeiro pela Science of Beer, consultor para cervejarias na área de equipamentos e mestre destilador pela Escola Superior de Cerveja e Malte, em Blumenau / Santa Catarina. E com tanta experiência, além da paixão pela bebida, abriu uma loja especializada em cursos de fabricação de cervejas e destilados (há cursos de cachaça também), treinamentos e consultoria na área. É nesse espaço que já formou mais de 900 alunos em 113 turmas.
Os cursos acontecem sempre aos sábados, mas é preciso reservar a vaga (15 no total) com um pouco de antecedência. O básico de cerveja, que inclui aula extra de envase e consultoria na compra do equipamento, tem duração de um dia. E na própria Beer Planet o aluno consegue adquirir todo o insumo necessário e o equipamento ideal para passar a fabricar a sua própria cerveja artesanal. E o suporte é dado também após a conclusão do curso. Que tal assinar a sua própria cerveja? Simbora lá?
Cursos:
1) Fabricação de cervejas pela técnica BIAB
2) Fabricação de cervejas pela técnica Bazooka
3) Fabricação de cervejas pela técnica Fundo Falso
4) Carbonatação forçada
5) Água cervejeira
6) Maturação e envelhecimento em barris de madeira
7) Iniciação a destilação
8) Aperfeiçoamento na destilação da cachaça
9) Aperfeiçoamento na destilação da gin
10) Aperfeiçoamento na destilação do whisky
11) Aperfeiçoamento na destilação da vodca
12) Aperfeiçoamento fabricação de licores
Curiosidades:
- As cervejas são divididas em escolas cervejeiras, que são quatro: alemã, belga, inglesa e americana. Cada escola possui suas características específicas e dentro dessas escolas existem estilos e sub estilos agrupados por semelhanças, além de vários fatores que podem diferenciar uma cerveja da outra, como corpo, aparência, carbonatação, sabor e aroma.
- O processo de fabricação é dividido em parte quente e parte fria. A parte quente dura em torno de seis horas e na parte fria o processo de fermentação, onde as leveduras estão trabalhando, não o cervejeiro, pode durar em média 14 dias, de maneira caseira. Serviço:
Beer Planet
Endereço: Rua Xavier de Castro, 96, Praia de Iracema, Fortaleza, Ceará.
Custo: R$ 450,00 (curso básico de cervejeiro) e R$ 600,00 (curso de destilação básico)
Contato: (85) 99818-2002
Instagram: @beer.planet