Insônia: um vilão que atrapalha a saúde do sono
Para ter uma boa noite de sono, é preciso entender o que é o sono e como funciona o processo de dormir bem. Há quem acredite que durante o sono é a hora que o cérebro desliga. Mas de acordo com a médica nutróloga Carolina Holanda, não! "O cérebro trabalha mais durante o sono, pois ele precisa regular a temperatura corporal, atuando na consolidação da memória, liberar neurotransmissores e outras substâncias químicas para a homeostase, que é o equilíbrio do corpo na parte fisiológica", explica.
Uma noite de sono tranquila já se tornou um dos momentos raros no cotidiano de algumas pessoas, como é o caso da comerciante Lusia Bezerra, já que durante a pandemia desenvolveu ansiedade e, desde então, não consegue ter uma boa noite tranquila. "Já não durmo bem a noite há um bom tempo, apesar de que no último mês venho mudando hábitos e, aos poucos, estou melhorando. Mudança é fundamental", destaca.
A insônia pode afetar a saúde das pessoas que não conseguem ter uma noite de sono correta, e pode se agravar para crônica se a incapacidade de iniciar ou manter o sono ocorrer pelo menos três vezes por semana, por mais de três meses. Pesquisas apontam que a famosa insônia afeta aproximadamente 40% da população brasileira, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Quase 70% dos adultos brasileiro, um percentual superior significativo, revelam que sofrem de um vilão chamado estresse. Isso impacta diretamente na saúde do sono.
De acordo com a Carolina Holanda, a insônia pode ter causas orgânicas e psíquicas, o que causa problemas persistentes para dormir e permanecer dormindo. A maioria dos casos de insônia está relacionada a ansiedade e depressão, como também a maus hábitos de sono, como não praticar exercícios físicos e até o uso de alguns medicamentos. "Algumas simples mudanças podem ajudar a melhorar o hábito de dormir com mais qualidade e assim acordar mais disposto para executar seu dia e melhorar a saúde física, pois o corpo necessita desse descanso", pontua a nutróloga.
Dicas valiosas para ajudar uma boa noite de sono. Simbora lá?
Saiba como mudar hábitos e melhorar o sono:
- Evite alimentos que estimula seu corpo durante seu sono, como: café, coca, chimarão, chá, chocolate ou alimentos muito pesados.
- Nossa cama é nosso santuário. Ela não foi feita para comer, estudar, trabalhar ou mesmo mexer no celular.
- Evite dormir durante o dia, pois isso faz com que você tenha sonos curtos e assim não vai conseguir alcançar o sono reparador a noite.
- Alimentos como banana, cereja, abacaxi, gengibre, nozes e aveia ajudam a produzir melatonina, que é o forte indutor de sono. Se alimentar de três a quatro horas antes de dormir com esses alimentos, ajuda a você alcançar com mais facilidade aquele sono profundo.
- 15 a 30 minutos por dia de exposição ao sol ajuda a estimular a produção de melatonina.
- Atuar na mente ansiosa. Por termos muitas preocupações, as vezes deitamos e ficamos culminando pensamentos. Então, tire de cinco a dez minutos antes de deitar e escreva tudo que está em sua mente como programações, frustrações ou até mesmo coisas boas. Isso vai aliviar e te dar paz.
- Última dica é praticar exercícios de três a quatro vezes por semana, durante 40 minutos. Além de trabalhar pressão arterial, evita infartos, depressão e muitas outras doenças, liberando a endorfina e a dopamina, que são responsáveis pelas sensação de prazer, e a serotonina, responsável por diminuir a ansiedade.
Serviço:
Carolina Holanda Víctor de Oliveira (médica Nutróloga: Saúde Mental, Emagrecimento, Hormônios)
Contato: (86) 98190-9696