Cuidado com a vacinação dos animais

03/04/2019

Cuidar da saúde do animalzinho de estimação também é um gesto de amor. Por isso, você precisa ficar atento ao processo de vacinação, tanto dos cães como dos gatos. Segundo especialistas, o ideal é imunizar o pet a partir dos 45 dias de vida ou conforme orientação do médico veterinário.

Para os cachorros, as vacinas essenciais são: V8 e V10. Por meio delas, os bichos ficam protegidos de Cinomose; Parvovirose; Parainfluenza; Leptospirose; Hepatite Infecciosa; e Adenovírus. No caso dos felinos são indicadas: V3 e V4. Elas evitam a Panleucopenia Felina; a Rinotraqueíte Infecciosa, também conhecida como Herpesvírus Felino; a Calicivirose Felina; e a Clamidiose Felina. Vale destacar ainda que a Antirrábica, que combate o vírus da Raiva, é uma dose obrigatória para cães e gatos oferecida gratuitamente em todo o Brasil para animais de todas as idades. As demais podem ser encontradas em clínicas, consultórios ou com profissionais especializados.

Existem algumas vacinas opcionais. Para os gatos, a V5 evita a Leucemia Felina. Esta doença não tem cura. Antes de dar a imunização, porém, são necessários testes para não ter problemas. Já os cães podem tomar doses para não contrair Giardíase; Dirofilariose; e Leishmaniose, popularmente chamada de Calazar. Por segurança, antes de aplicar as duas últimas citadas é importante a realização de exames prévios.

Aconselha-se evitar vacinar animais com carrapato, pulgas, sarnas, sangramento, secreções oculares ou nasais, diarreia, vômito, febre, alguma doença e resgatados da rua há menos de 15 dias. Não compre e administre doses por conta própria. Imunize todos os bichinhos da casa anualmente ou de acordo com orientação do médico veterinário. Não esqueça de utilizar as coleiras repelentes do mosquito flebótomo, transmissor do calazar. Simbora?

Colaboração: Hernani Bezerra