20 bares de Fortaleza concorrem ao título de melhor da capital na 23ª edição do Comida di Buteco: conheça os participantes

- Arriégua Bar e Petiscaria - Rua Doutor Manuel Teófilo, 805 - Itaperi
- Bar do Nem - Rua General Clarindo de Queiroz, 1745 - Loja 230 - Centro (Campeão do Comida di Buteco Fortaleza 2022)
- Bar do Rafa - Avenida Senador Fernandes Távora, 325 - Henrique Jorge
- Bar O Camocim - Rua Padre Mororó, 1012 - Centro
- Boteco Di Garagem - Rua Bento Gonçalves, 703 - Loja 07 - Novo Mondubim
- Buteco 100 Petiscos Náutico - Avenida da Abolição, 2727 - Meireles
- Buteco Afonso Pescados - Alameda das Begônias, 202 - Cidade 2000
- Buteco do Baiano - Rua Oito de Setembro, 1444 - Varjota
- Churraskim do Markim - Rua Capitão Melo, 3914, Altos - Joaquim Távora
- Deixe Comigo Bar - Rua Castro Alves, 520 - Joaquim Távora
- Espetim da Esquina - Rua Padre Guerra, 2333 - Parquelândia
- G Petiscos - Rua Sousa Girão, 133 - José Bonifácio
- Long Beer - Rua Bélgica, 1050 - Maraponga
- Mormaço Bar - Rua Isac Meyer, 345 - Aldeota
- Premium Petiscaria - Avenida Monsenhor Tabosa, 1039 - Meireles
- Republic Bar e Bistrô - Rua Waldery Uchôa, 188 - Benfica
- Samburá - Rua Sabiaguaba, 430, Quiosque C1 - Sabiaguaba
- Sertão Xique Xique - Rua Doutor Manuel Teófilo, 805, Galpão E - Itaperi
- Toca do Peba - Rua Professor Costa Mendes, 266 - Bom Futuro
- Varandão da Vila - Rua Abel Ribeiro, 346 - Parangaba
O Comida di Buteco é um concurso e não um festival, já que existe uma competição entre os participantes. No concurso, é escolhido o melhor boteco e não apenas o melhor petisco. Com votação presencial, público e jurados visitam os estabelecimentos para consumir os petiscos participantes e atribuir suas notas para o prato, o atendimento, a higiene do local e a temperatura das bebidas. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. Para a eleição do vencedor, também é levado em conta 50% o peso das notas do público e 50% das notas dos jurados.
Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os vencedores para que seja eleito então, o melhor boteco do Brasil. Em julho, numa festa realizada em São Paulo, será revelado o grande campeão nacional, o melhor boteco do País.
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na transformação de vidas por meio da cozinha de raíz e na capacidade que os comércios familiares têm de impactar toda a cadeia produtiva do setor, ajudar a desenvolver circuitos turísticos e promover desenvolvimento socioeconômico. Em contrapartida, as marcas têm a oportunidade de realizar ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: o boteco.
"São em eventos como este que podemos entrar em contato direto com o consumidor e levar a mensagem do DNA artesanal de Eisenbahn. É sempre uma felicidade essa parceria que transporta a marca e o nosso consumidor para esse ambiente tão especial da gastronomia democrática. Assim, podemos explorar mais sabores para harmonização com nossa Unfiltered, e também fortalecer a nossa embalagem de 600ml que é ideal para consumo em bares e botecos", comenta Karina Pugliesi, gerente de marketing da Eisenbahn.
Assim como a Chandon, o Comida di Buteco é genuinamente brasileiro. Faz parte da cultura gastronômica do país e reflete sua essência coletiva e plural. Em parceria com o Comida di Buteco, a Chandon anuncia que todos são bem-vindos em sua mesa, e convida seus consumidores a explorarem um mundo de possibilidades em ambientes descontraídos e a provar porções deliciosas, harmonizadas com seus espumantes excepcionais. Como uma forma de abraçar esse projeto e apoiar os butecos, a Chandon presenteará os campeões estaduais com uma Magnum Chandon Brut, e o campeão nacional ganhará uma viagem para 2 pessoas, para viverem uma experiência única na vinícola Chandon localizada em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Convidamos você para fazer parte da Comunidade Chandon e ter acesso as nossas novidades e benefícios exclusivos, se cadastre pelo link: www.chandon.com.br/newsletter .
Usando os mesmos ingredientes que Alexander Gordon usou há mais de 250 anos, Gordon's criou o personagem clássico do gin para fazer o G&T perfeito com um sabor limpo e dominante de zimbro. É o gin mais vendido no mundo e em 2023 levará para o Comida di Buteco, seu sabor, para que todos os butequeiros possam experimentar "o gin dos gins", premiado mundialmente. Em 12 circuitos do Comida di Buteco a marca estará presente com taças e materiais de merchandising, se aproximando do consumidor nesta ocasião.
McCain é patrocinadora do Comida di Buteco pelo nono ano consecutivo, apoiando essa iniciativa que valoriza e impulsiona o segmento de bares e botecos brasileiros, de grande importância para o mercado de batatas congeladas e aperitivos. McCain do Brasil Alimentos é uma divisão da McCain Foods Limited, uma empresa privada com sede no Canadá, a maior fabricante mundial de batata pré-frita congelada e líder mundial em aperitivos/snacks. Emprega cerca de 20 mil pessoas, operando mais de 55 fábricas em seis continentes e gera vendas anuais superiores a CDN$ 10,5 bilhões.
Zero-Cal, marca líder e Top Of Mind há 19 anos no mercado de adoçantes, renova sua parceria com o Comida Di Buteco, patrocinando a 23ª edição do evento. A união de Zero-Cal com o concurso teve início em 2017 e, neste ano, reforça a mensagem de que todos podem curtir o lado doce da vida sem abrir mão do sabor. O destaque neste ano será Zero–Cal Sucralose Líquido, que tem origem da cana-de-açúcar, além de ser doce e gostoso como deve ser. Drinks produzidos com Zero-Cal, como caipirinhas, e canecas personalizadas da marca estarão em botecos participantes, fortalecendo o compromisso de Zero-Cal em desfrutar os momentos de prazer ao entregar o melhor sabor doce sem residual amargo em outras ocasiões, além do café
Apoiar o empreendedorismo é parte fundamental do papel do Santander em ajudar pessoas e negócios a prosperarem. É por isso que o Banco apoia a gastronomia: porque sabe que ela vai muito além do fogão. Todo prato que o restaurante prepara traz na receita um toque de prosperidade. Não só para quem cozinha, mas para quem planta os ingredientes, para quem transporta, para quem vende. A gastronomia é uma cadeia de oportunidades, que o Santander apoia do início ao fim: não só patrocinando grandes eventos e programas de setor, mas também investindo em soluções para apoiar quem empreende, da lavoura até o prato na sua mesa. Por isso, o Santander patrocina o maior concurso gastronômico nacional: o Comida di Buteco, que transforma pequenos negócios em todo o País. Na edição de 2023, haverá 10% de desconto na compra do petisco pagando com cartão Santander.
"Mais uma vez, a Getnet reforça seu apoio ao Comida di Buteco, uma iniciativa sem igual na história da gastronomia brasileira. Assim como o concurso, que já virou uma tradição no país, a Getnet mantém uma relação muito próxima com o setor, oferecendo tecnologia em soluções de pagamento para facilitar a gestão e contribuir para a prosperidade dos negócios. Onde houver um boteco, um bar ou um restaurante, seja ele do porte que for, a Getnet estará lá."
Presente em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, a Solar Coca-Cola investe em uma forte estratégia de conexão regional, celebrando a pluralidade das culturas presentes em seu território. A companhia é uma das 15 maiores fabricantes do mundo e a segunda maior do Sistema Coca-Cola no país, sendo a responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para aproximadamente 400 mil pontos de venda. Operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins, Solar Coca-Cola é destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, com mais de 15 mil colaboradores(as), 13 fábricas e um faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões.
Piraquê Comida di ButecoFundada em 1950, a marca carioca de biscoitos, massas e torradas possui fábricas equipadas com alta tecnologia, que atuam para garantir que os produtos cheguem fresquinhos aos pontos de venda. Piraquê acredita que o concurso Comida di Buteco tem um Quê de Originalidade na essência, portanto, tem um Quê de Piraquê! Por isso, pela terceira vez, a marca patrocina a ação, que amplia a visibilidade de todos os botecos participantes. Neste ano, o novo produto Piraquê, licenciado para o projeto, são os deliciosos salgadinhos Comida di Buteco em formato de "pastelzinho" de trigo, nos sabores filezinho, anéis de cebola e pepperoni, que trazem a crocância e os sabores típicos de petiscos de boteco para o público."
Fundada em 2012, a Sympla é o maior ecossistema de experiências do Brasil, oferecendo eventos presenciais e conteúdos digitais dos mais variados temas para mais de 20 milhões de consumidores e mais de 200 mil produtores, em mais de 3.300 cidades do país.A tecnologia faz parte do DNA da Sympla, e a parceria com Comida di Buteco cumpre o seu propósito: conectar pessoas a experiências únicas por meio da tecnologia.A Sympla acredita que pode ajudar os butequeiros a terem uma experiência melhor com o Concurso, entregando uma solução gratuita no seu App: o mapa dos bares participantes. Além disso, a parceria com Comida di Buteco permite levar educação sobre tecnologia e eventos para quase mil bares em mais de 40 cidades, ajudando pequenos negócios a crescerem através de uma ferramenta de gestão de tickets simples, barata e acessível.
A Seara, marca reconhecida pelo sabor, qualidade e inovação, é patrocinadora do Comida di Buteco pelo segundo ano consecutivo. O objetivo da marca é convidar o público para provar todo o sabor e qualidade do seu vasto portfólio de produtos. Entre os destaques, a marca traz o Jerked Suíno Seara, que entrega versatilidade para o preparo de receitas tradicionalmente preparadas com o charque bovino, com o sabor único da carne suína. Já o Frango de Padaria Petisco é a novidade da linha Frango de Padaria Seara, que traz todo o sabor do Frango Assado de Domingo que o consumidor já ama para uma porção muito di Buteco a marca estará presente com taças e materiais de merchandising, se aproximando do consumidor nesta ocasião
.
Amstel"Temos essa parceria já há alguns anos e entendemos a grande relevância para o público consumidor e pontos de venda parceiros, além do papel social da plataforma em estimular o empreendedorismo. Isso gera movimento em toda a cadeia, nos possibilita reforçar as credenciais de qualidade de Amstel: puro malte feita com a magia levedura holandesa, e também a fortalecer a nossa embalagem de 600 ml, ideal para consumo em bares e botecos. Dessa forma trazemos todo o espírito de Amsterdã para o maior concurso entre bares do país", comenta Anna Luisa Dafico, gerente de marketing da Amstel no Brasil.
O 'buteco' é uma deliciosa expressão da nossa brasilidade. E por trás de cada um deles, estão milhares de brasileiros(as) que empreendem diariamente e, de Sol a Sol, trabalham para construírem as suas histórias e alegrarem, com receitas e petiscos, a vida de muitas outras pessoas. Por isso, o Assaí Atacadista patrocina pelo 1º ano o 'Comida di Buteco' reforçando o seu apoio ao micro e pequeno empreendedor todos os dias. E de Sol a Sol, por meio das mais 260 lojas da Companhia presentes em todas as cinco regiões do País, o Assaí seguirá estreitando o laço com os(as) empreendedores(as) do segmento contribuindo com o crescimento e desenvolvimento de seus negócios. Simbora lá?
Serviço:
Comida di Buteco 2023 - Fortaleza
Local: Nos 20 botecos participantes - Lista completa no site (www.comidadibuteco.com.br)
Verificar horários de funcionamento de cada boteco participante no site e/ou nas redes sociais de cada um
Data: 07 a 30/04
Valor dos petiscos participantes: R$ 30,00
Comida di Buteco nas Redes Sociais:
Facebook: /comidadibuteco
Instagram: _comidadibuteco
Twitter: @_comidadibuteco